Museu de Fotografia da Madeira
A história das imagens em imagens com história!
Imagine-se no século XIX. Numa altura em que a imagem, não tendo o relevo que tem agora, já era determinante na vida quotidiana de uma grande parte da população.
À pintura juntou-se a fotografia e, quase sem darem por isso, as pessoas foram sendo conquistadas por essas imagens que aprisionavam um momento (quase sempre) feliz.
A Madeira foi desde cedo um paraíso fotográfico. As casas de fotografia sucediam-se, e esta forma de arte entrava na casa das pessoas, e aí fazia história, uma história pessoal, mas também uma história da ilha.
O Atelier Vicente’s foi um dos grandes ex-libris da Madeira, tendo sido adquirido originalmente, em 1865, por Vicente Gomes da Silva, e mantendo-se na família por quatro gerações. Em 1982, foi adquirido pelo Governo Regional, que o encerrou em 2014, para proceder ao conjunto de obras que o espaço necessitava. O Museu reabriu a 29 de julho de 2019 com novas funcionalidades e nova abordagem. Deixou de ser apenas o Atelier de Fotografia Vicente – que só abarcava as fotografias desta família – e passou a ser o Museu de Fotografia da Madeira.
Leia o artigo completo no nº1 da Zeus.